DRENAGEM DA OBRA DE 13 MILHÕES ESTÁ COMPROMETIDA PELA LAMA

 

Caixas e bueiros da rede de drenagem comprometidos pela lama  - Fotos: Canal 10 Brasil/Arquivo


Sequer concluída, a rede de drenagem profunda da principal avenida de Cidelândia já está com cerca de 50% da sua capacidade de vazão de esgoto comprometida pela lama devido a falhas na execução da obra, que não tem um plano de engenharia para evitar o entupimento do sistema, visto ser realizada no período chuvoso

Custando cerca de 13 milhões de reais, a obra de requalificação da principal avenida de Cidelândia já apresenta problemas gravíssimos a começar pela rede de drenagem profunda que, pelo projeto, será apenas um canal de passagem de água de esgoto até o Riacho Cidelândia sem passar por nenhum tratamento, isso se até a sua conclusão não entupir totalmente.

Avessa ao meio ambiente, outros prejuízos da obra se dão também pelo critério adotado quanto às etapas de execução. Primeiro, durante as escavações com máquinas pesadas, a empresa executante destruiu a recém instalada rede de energia subterrânea para só depois remover os postes do sistema de iluminação da avenida - um desordenamento total.

A falta de respeito com os trabalhadores dessa obra é outra marca negativa. Além de não terem itens de segurança e nem registro trabalhista, tiveram que parar por uma vez até que o acerto de diárias atrasadas fosse realizado e o registro providenciado.

Superficialmente, a obra vai dar uma nova cara à cidade de Cidelândia. Mas é justo, e em respeito ao erário público, que essas falhas sejam corrigidas e seus causadores responsabilizados - o que não pode é vir para a conta do cidadão os custos de uma obra com problemas sérios e visíveis, mesmo antes de ser inaugurada.

O Ministério Público, certamente, se manifestará e cobrará responsabilidades no seu tempo. Porém, agora, se faz necessário que o prefeito e os vereadores antecipem uma explicação lógica à população sobre a má aplicação do dinheiro público nessa obra que foge dos critérios técnicos para implantação de um sistema de drenagem.

Fonte: Canal 10 Brasil



Caixas e bueiros da rede de drenagem comprometidos pela lama  - Fotos: Canal 10 Brasil/Arquivo










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IVAN ANTUNES JÁ É O PRÉ-CANDIDATO QUE MAIS REÚNE APOIO NAS ESFERAS ESTADUAL E FEDERAL

AGRORAÇA É REINAUGURADA EM GRANDE ESTILO E SOB NOVA DIREÇÃO

PT REALIZA ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO PARA AVALIAR 2023 E PROJETAR AÇÕES PARA 2024