Morre, aos 91 anos, o ex-líder soviético Mikhail Gorbachev

 


Mikhail Gorbachev, ex-presidente da antiga União Soviética, morreu, nesta terça-feira, aos 91 anos, no Hospital Clínico Central, em Moscou. A informação foi confirmada pela agência de notícias russa Tass. "Mikhail Sergeevich Gorbachev morreu esta noite, após uma doença grave e prolongada", disse o Comitê Central, citado pela Tass.

Gorbachev comandou o Partido Comunista da União Soviética entre 1985 e 1991 e implantou políticas que contribuíram para a flexibilização do regime, como a glasnost ("abertura"), que deu espaço para a liberdade de expressão e de imprensa, e a perestroika ("reestruturação"), um conjunto de medidas que descentralizou a economia e melhorou a eficiência. O ex-líder soviético também foi determinante para a queda da Cortina de Ferro, a divisão entre territórios capitalista e socialista, surgido após o fim da Segunda Guerra Mundial.

O fim da União Soviética resultou na independência de democratização de uma série de países. Resultou, por exemplo, no fim do regime comunista na antiga Alemanha Oriental e no fim do famigerado Muro de Berlim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IVAN ANTUNES JÁ É O PRÉ-CANDIDATO QUE MAIS REÚNE APOIO NAS ESFERAS ESTADUAL E FEDERAL

AGRORAÇA É REINAUGURADA EM GRANDE ESTILO E SOB NOVA DIREÇÃO

PT REALIZA ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO PARA AVALIAR 2023 E PROJETAR AÇÕES PARA 2024