Itamaraty mantém há 112 dias na geladeira indicado do Chile para embaixador no Brasil

 


Indicado do Chile para ser embaixador em Brasília, Sebastián Depolo completa neste domingo (24) 112 dias na geladeira do Itamaraty. O Ministério das Relações Exteriores até o momento não se pronunciou sobre a concessão do agrément, instrumento que na diplomacia significa aceitação da nomeação.

 

Sociólogo, Depolo é uma das jovens lideranças políticas de esquerda no país andino que participaram da ascensão do presidente Gabriel Boric ao cargo. Os dois são bastante próximos, e Depolo no passado já fez diversas críticas a Jair Bolsonaro, chamando sua eleição de "início do fascismo".

 

A demora incomum para a indicação de um embaixador significa, em linguagem diplomática, uma rejeição tácita da nomeação. Enquanto o imbróglio não se resolve, o Chile permanece sem embaixador, apenas com encarregado de negócios.

 

O país vizinho, no entanto, não cogita no momento retirar a nomeação de Depolo, apostando na vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em outubro. Procurados, o Ministério das Relações Exteriores do Chile e o Itamaraty não quiseram comentar a questão.

 

Por Fábio Zanini | Folhapress

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IVAN ANTUNES JÁ É O PRÉ-CANDIDATO QUE MAIS REÚNE APOIO NAS ESFERAS ESTADUAL E FEDERAL

AGRORAÇA É REINAUGURADA EM GRANDE ESTILO E SOB NOVA DIREÇÃO

PT REALIZA ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO PARA AVALIAR 2023 E PROJETAR AÇÕES PARA 2024