União Européia convoca reunião de emergência sobre crise energética

 


O primeiro-ministro da República Tcheca, país que atualmente preside a União Europeia (UE), declarou na última sexta-feira, 26, que irá convocar uma reunião “urgente” para abordar a crise energética, desencadeada após a ofensiva russa na Ucrânia. Em seu perfil no Twitter, Petr Fiala citou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e afirmou que “uma reunião urgente do Conselho de Ministros da Energia” será convocada para tratar “de medidas extraordinárias específicas para resolver a situação energética”.

 

Os 27 países membros da UE pretendem diminuir sua dependência no abastecimento de petróleo, carvão e gás russos. Desde a invasão da Ucrânia e as sanções europeias à Rússia, houve redução no fornecimento de energia. O bloco acusa os russos de “chantagem energética”. A Europa depende fortemente do gás, carvão e do petróleo russos. A preocupação dos europeus é suprir a demanda maior no inverno, porque não há energia armazenada suficiente. Além disso, os preços aumentaram muito nos últimos meses.

 

O ministro tcheco da Indústria e do Comércio, Jozef Síkela, disse no Twitter que o Conselho Europeu de Energia deveria se reunir o mais rápido possível: “Estamos em uma guerra energética com a Rússia e isso prejudica toda a União Europeia". Em julho, a UE aprovou um acordo para reduzir o consumo de gás em 15% e um plano de racionamento. Os europeus admitem que precisariam de pelo menos cinco anos para deixar de ser dependentes do gás da Rússia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IVAN ANTUNES JÁ É O PRÉ-CANDIDATO QUE MAIS REÚNE APOIO NAS ESFERAS ESTADUAL E FEDERAL

AGRORAÇA É REINAUGURADA EM GRANDE ESTILO E SOB NOVA DIREÇÃO

PT REALIZA ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO PARA AVALIAR 2023 E PROJETAR AÇÕES PARA 2024