Com nova alta, confiança dos consumidores atinge maior nível desde fevereiro de 2019

 


Em junho, segundo o FGV Ibre, a expansão média de 4,1 pontos foi disseminada em todas as faixas de renda.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 4,1 pontos. O indicador do Ibre foi 92,3 pontos, o maior nível desde fevereiro de 2019 (94,5 pontos). Em nota, o instituto da FGV explicou que o resultado deste mês foi fruto tanto pela melhora da percepção sobre a situação corrente quanto das expectativas para os próximos meses, além de ter sido disseminada entre todas as faixas de renda da pesquisa.

“O indicador que mede a intenção de consumo de bens duráveis nos próximos meses foi o principal impulsionador do resultado no mês, sugerindo uma redução do pessimismo na intenção de gastos, frente ao alívio da inflação e a expectiva de queda dos juros no futuro”, afirma a economista do FGV Ibre, Anna Carolina Gouveia.

Pelo segundo mês consecutivo, houve melhora no Índice de Expectativas (IE) que sobe 3,6 pontos (fechando em 104 pontos), enquanto o Índice de Situação Atual (ISA) avançou 4,4 pontos (75,7 pontos), alcançando o maior nível desde março de 2020, (76,1 pontos) no início da pandemia de Covid-19.

O indicador que mede o grau de otimismo com a situação econômica local avançou pelo segundo mês consecutivo, agora em 2,3 pontos, indo para 118,4 pontos. O único indicador que compõe o IE-C que recuou no mês (4 pontos) foi o que mede as perspectivas sobre as finanças familiares nos próximos meses.

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