Ministério da Justiça aumenta repasse a polícias por operações contra tráfico.

 


Recurso é fruto do Funad, fundo abastecido com ativos apreendidos de organizações criminosas.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) implementou um aumento no repasse de recursos do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) para as polícias estaduais. Esse fundo é alimentado por ativos apreendidos de organizações criminosas. Através dessa medida, o Ministério da Justiça pretende incentivar a enfraquecer as grandes facções envolvidas no tráfico de drogas.

Anteriormente, o governo federal destinava às forças policiais estaduais (Polícia Militar e Polícia Civil) uma parcela que variava entre 20% e 40% dos recursos apreendidos durante operações contra o crime organizado. Agora, a administração liderada por Flávio Dino optou por estabelecer a proporção no patamar máximo, ou seja, 40%. Existe até a possibilidade de ultrapassar esse limite e chegar a 50%, servindo como um incentivo extra, caso as apreensões tenham um aumento considerável, conforme informações do colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles.

Com essa abordagem, as operações policiais de grande escala contra o tráfico de drogas podem, adicionalmente, representar um fortalecimento significativo do orçamento das polícias. Isso, por sua vez, motiva os governos estaduais a investirem em inteligência para facilitar investigações abrangentes, capazes de desarticular segmentos mais proeminentes do cenário criminoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IVAN ANTUNES JÁ É O PRÉ-CANDIDATO QUE MAIS REÚNE APOIO NAS ESFERAS ESTADUAL E FEDERAL

AGRORAÇA É REINAUGURADA EM GRANDE ESTILO E SOB NOVA DIREÇÃO

PT REALIZA ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO PARA AVALIAR 2023 E PROJETAR AÇÕES PARA 2024